Na última quarta-feira (21), o governador Tarcísio de Freitas anunciou uma grande parceria entre o Governo de São Paulo e o Google, que resultará na instalação de um novo centro de engenharia da empresa na capital paulista. O objetivo é consolidar a posição de São Paulo como um polo global de inovação e tecnologia.
O centro de engenharia será instalado em um dos prédios do campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado. O projeto tem previsão para início das obras no segundo semestre de 2024, com a expectativa de receber os profissionais a partir de 2026.
“Acreditamos muito na inovação, na ciência, na tecnologia e no estado de São Paulo. Aqui, a gente vai começar a apontar para o Brasil o caminho para, de fato, sermos o país do futuro”, afirmou Tarcísio durante o anúncio.
Além do governador, também estiveram presentes no anúncio o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, a diretora-presidente do IPT, Liedi Bernucci, deputados e diretores do Google no Brasil. A iniciativa faz parte do IPT Open, que visa promover e fortalecer o ecossistema de inovação com atuação conjunta e estratégica entre o setor público, a iniciativa privada, pesquisadores acadêmicos e líderes de startups.
O presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, ressaltou o compromisso de longo prazo da empresa com o Brasil, destacando que o país está entre os maiores mercados para as nove plataformas do Google, que contam com mais de 1 bilhão de usuários no mundo.
A parceria entre o Governo de São Paulo e o Google será fundamental para promover a colaboração em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em prol da população.
O novo centro de engenharia terá como foco o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial e relacionadas à segurança e privacidade no ambiente online. O espaço no IPT será multidisciplinar e colaborará estreitamente com o centro de engenharia de Belo Horizonte, primeiro escritório do Google na América Latina.
O projeto será sediado no prédio 1 do campus do IPT, com uma área total de 7 mil m². O espaço será revitalizado preservando as características externas e internas do prédio original, e contará com espaços para eventos, treinamentos e um auditório. Além disso, medidas de sustentabilidade arquitetônica serão adotadas, como o uso de sensores e janelas automatizadas, placas fotovoltaicas para geração de eletricidade e sistemas de drenagem.
A instalação do centro de engenharia do Google no IPT representa um marco significativo para São Paulo, reforçando o papel do estado como referência em inovação e tecnologia. A parceria entre o governo e a iniciativa privada promete trazer benefícios não apenas para a economia, mas também para o desenvolvimento tecnológico e social da região.