SÃO PAULO – Arquivo Público de SP: mais de 13 mil requerimentos de certidões de imigração recebidos em 2023; italianos lideram buscas

O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) recebeu um total de 13.372 requerimentos de certidões de imigração em 2023, com quase 60% dessas solicitações sendo de descendentes italianos em busca de informações sobre seus familiares. Esse aumento no interesse por informações sobre imigração italiana pode ser atribuído ao fato de que a imigração italiana completa 150 anos neste ano.

A imigração italiana teve início em 1874, quando o navio “La Sofia” chegou ao porto de Vitória (ES) com quase 400 italianos. Esse evento marcou o início da influência significativa da colônia italiana no Brasil. Desde 2011, os registros de entrada de imigrantes em São Paulo estão armazenados no Arquivo Público de São Paulo, com mais de 52 mil listas de bordo digitalizadas.

Um exemplo do impacto que esse serviço teve é o caso de Glaucia Karime Braga, uma empresária de 45 anos que procurou pelo serviço para obter mais informações sobre o seu bisavô, que desembarcou no Brasil há 133 anos. Ela elogiou o Arquivo Público do Estado de São Paulo por guardar a história de tantas famílias e preservar a memória de tantas pessoas.

A demanda por essas certidões de imigração está relacionada a uma variedade de motivos, incluindo a busca por dupla cidadania, documentação e genealogia familiar, bem como por historiadores que estudam o fluxo imigratório.

Todas as solicitações de certidões são feitas de forma virtual, e a certidão é enviada por e-mail, garantindo a autenticidade e veracidade do documento por meio de um código de barras e QR Code. A pesquisa é gratuita, mas a emissão da certidão requer o pagamento de uma taxa, que varia de acordo com o tipo de certidão solicitada.

Para o ano de 2024, o valor do recolhimento da taxa para as certidões de imigração é de R$ 62,23. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato através do e-mail faleconosco@arquivoestado.sp.gov.br.

Essa alta demanda por certidões de imigração revela o interesse crescente em reconectar-se com as origens familiares e entender a influência da imigração em suas vidas. O Arquivo Público do Estado de São Paulo desempenha um papel fundamental ao oferecer esse serviço e facilitar o acesso à informação e à história das famílias brasileiras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo