Uma carta foi lançada como parte do compromisso do grupo, no qual eles se comprometem a:
1. Priorizar todos os pedestres, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, garantindo caminhadas confortáveis e seguras.
2. Promover medidas de controle de tráfego, reduzindo as velocidades e garantindo que nenhuma morte ou lesão no trânsito seja aceitável.
3. Oferecer um transporte público abrangente, confortável e acessível.
4. Valorizar a vida, o espaço urbano, o comércio local e cidades inclusivas.
5. Priorizar a redução das emissões e reconhecer o estado de emergência climática global.
O grupo também enfatizou seus princípios democráticos, direitos humanos, justiça social, ambiental e a redução das desigualdades de renda, raça e gênero. Entre os políticos que assinam a carta estão a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), o deputado estadual paranaense Goura Nataraj (PDT), o deputado estadual catarinense Marcos José Abreu (PSOL), o vereador de Bragança Paulista (SP) Luis Henrique Camargo Duarte (PV), o vereador de Salvador (BA) André Fraga (PV), a vereadora suplente de São Paulo (SP) Renata Falzoni (PSB), Filipe Simões, Marcelo Sgarbossa, Henri Maeda, Vivi Zampieri, Robson da Silva, Daniella Pretel, Misael Wesley Ramos, Rafael Marcate Garcia dos Anjos, Cleyton Vieira, Vanderlei Silvério Cavalcante, Mariana Annibelli e David Couto.
A iniciativa recebe apoio de diversos setores da sociedade e mostra a conscientização sobre a necessidade de políticas públicas que incentivem a mobilidade sustentável e a redução do impacto ambiental. Espera-se que mais políticos se unam a essa coalizão e que a pauta da mobilidade sustentável ganhe ainda mais espaço nas discussões. A sociedade civil também tem um papel fundamental na cobrança e no apoio a políticas que promovam um ambiente urbano mais saudável e sustentável para todos.