Segundo dados da Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP), a Avaliação da Fluência Leitora aplicada no final do ano passado demonstrou que 85% dos alunos da Escola Josephina terminaram o 2º ano do Ensino Fundamental sabendo ler, em comparação com a média de 64% em todo o estado. Esse desempenho positivo é resultado direto das atividades implementadas pelos professores e da estratégia de incentivo à leitura adotada pela coordenação pedagógica.
O sucesso da escola chamou a atenção, e nesta terça-feira, o governador Tarcísio de Freitas e o secretário da Educação, Renato Feder, lançaram o programa Alfabetiza Juntos SP, que buscará aprimorar e expandir as ações de incentivo à leitura em todo o estado. A meta do programa é alcançar 90% de crianças leitoras até o final de 2026, unindo os 645 municípios de São Paulo com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos.
Segundo a diretora Altamira Rodrigues de Oliveira Rocha, a fluência na leitura foi o projeto central dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental. Além das atividades do Currículo Paulista, a escola implantou o programa sacola viajante, que consiste no envio de livros para as crianças e seus familiares, além do incentivo à troca de livros entre alunos e professores.
O estudante George Mathias da Silva Nobre, de 8 anos, relatou que a professora do 2º ano incentivava a leitura, proporcionando horas de leitura e outras atividades como ler rótulos, receitas, fazer um mercadinho, bilhetes e cartas. Essa iniciativa mostrou-se extremamente eficaz na melhoria dos índices de fluência leitora.
O programa Alfabetiza Juntos SP representa um avanço significativo na educação do estado de São Paulo, mostrando que a valorização da leitura desde os primeiros anos de escolaridade é fundamental para a formação de alunos proficientes na leitura e, consequentemente, na educação como um todo.