A secretária Municipal de Transportes do Rio, Maína Celidonio, relatou que a operação do terminal terá início com uma linha do VLT, cinco linhas de ônibus municipais e um serviço do BRT da Penha até o TIG. Esta será a primeira fase de operação do TIG. No dia 16 de março, iniciará a segunda fase com cinco linhas de ônibus municipais que irão para dentro do terminal. No total, o TIG terá 10 linhas de ônibus que atenderão quase 50 bairros da cidade.
De acordo com Maína Celidonio, no dia 30 de março serão adicionadas mais duas linhas de VLT no TIG, as dez linhas de ônibus municipais, podendo ter espaço para outras linhas que poderão ser criadas. Além disso, o início da operação da Transbrasil com o serviço parador vindo de Deodoro, parando em todas as estações até o TIG também está previsto para esta data.
Com a inauguração do TIG e a implementação do corredor BRT Transbrasil, a expectativa é de que haja uma melhoria significativa na mobilidade urbana do Rio de Janeiro, oferecendo mais opções de transporte integrado e de qualidade para os moradores da cidade. A conexão entre diferentes modais de transporte, como BRT, VLT e ônibus municipais, certamente trará benefícios para a população.