De acordo com a gerente de Avaliação e Prospecção do Itaú Social, Fernanda Seidel, os cargos que demandam maior especialização mostraram uma maior estabilidade em momentos de crise, com um grau de formalidade e um nível salarial mais altos do que a média dos empregos brasileiros. A pesquisa também apontou que os empregos intensivos em matemática, quando comparados com empregos não intensivos, possuem um salário médio que é o dobro.
É importante notar, no entanto, que os empregos ligados à matemática replicam as desigualdades observadas na aprendizagem dessa disciplina desde o ensino básico, especialmente entre meninas e pessoas negras. O estudo destaca que as oportunidades de aprendizagem na educação básica para esses grupos precisam ser melhoradas, visando a inclusão e igualdade de oportunidades.
Outra constatação relevante do estudo é que, em comparação com outros países, o Brasil emprega um baixo número de pessoas ligadas às profissões vinculadas à matemática. Isso se reflete na necessidade do país em acompanhar esse cenário e priorizar políticas públicas de desenvolvimento nesse sentido.
A pesquisa também apontou a predominância de trabalhadores formais entre ocupações ligadas à matemática, representando 84% do total. No entanto, há uma predominância maior de pessoas brancas e homens nesses cargos, o que evidencia a desigualdade no acesso a essas profissões.
O estudo, intitulado “Contribuição da Matemática para a economia brasileira”, foi provocado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e buscou evidenciar a importância da matemática para o desenvolvimento econômico do país. De acordo com os dados apurados, as ocupações ligadas à matemática oferecem salários 119% superiores à média dos demais trabalhadores e possuem uma contribuição significativa para o Produto Interno Bruto (PIB).
Além disso, o estudo apontou que a maioria dos trabalhadores ligados à matemática se concentra nas regiões Sudeste e Sul do país, com os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná abrigando mais da metade desses profissionais.
Em suma, o estudo ressalta a importância do investimento em educação matemática de qualidade no Brasil, visando aproveitar o potencial dessa disciplina para gerar riqueza e desenvolvimento no país. O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destacou a necessidade de investimentos estratégicos em educação para equiparar o Brasil às economias mais avançadas.