Até o momento, dois dos foragidos foram recapturados na cidade de Currais, a cerca de 10 km de Bom Jesus, sendo eles identificados como Jociel da Silva e Anderson da Costa. Segundo autoridades, a maioria dos fugitivos são membros de facções criminosas, sendo alguns considerados de alta periculosidade.
Diante desta situação alarmante, a Secretaria de Justiça do Piauí afirmou que as forças de segurança do estado estão em diligências para a recaptura dos fugitivos, e disponibilizou dois números de telefone para que informações sobre o paradeiro deles possam ser repassadas de forma anônima.
A Penitenciária Dom Abel Alonso Núñes, onde ocorreu a fuga, é uma unidade penal de média segurança, mas abriga uma quantidade de presos que excede em mais que o dobro a sua capacidade atual, possuindo apenas 78 vagas, mas mantendo 183 detentos.
Este evento ocorre pouco tempo após a fuga de dois detentos de uma penitenciária federal de segurança máxima em Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte. A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar as circunstâncias do caso e até o momento, os fugitivos não foram localizados.
Rogério da Silva Mendonça, conhecido como Tatu, e Deibson Cabral Nascimento, chamado de Deisinho, são os foragidos da penitenciária federal e são ligados ao Comando Vermelho, de acordo com investigações. A situação das fugas em presídios no Brasil tem se tornado um problema cada vez mais recorrente e preocupante, exigindo ações mais efetivas por parte das autoridades responsáveis.