O ranking, que lista individualmente as cinquenta primeiras instituições e agrupa as demais de dez em dez, destaca a USP como a única representante latino-americana entre as cem melhores do mundo. Nos três primeiros lugares estão as renomadas universidades norte-americanas de Harvard, MIT e Stanford, mantendo-se como as líderes em reputação acadêmica.
É importante ressaltar que o Brasil é o único país da América Latina a ter pelo menos uma universidade classificada nesta lista. Além da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também figura na lista, classificada no grupo 151-175. No total, 31 países tiveram suas universidades classificadas entre as 200 melhores, sendo os Estados Unidos o país com o maior número de instituições na lista, seguido pelo Reino Unido, China e Alemanha.
A pesquisa para o ranking ouve apenas acadêmicos experientes e com textos publicados, que opinam sobre excelência em pesquisa e ensino nas instituições acadêmicas. O ranking de 2023 é baseado em uma pesquisa realizada entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, que recebeu 38.796 respostas de 166 países. Os acadêmicos são questionados sobre seu conhecimento em suas disciplinas específicas e são solicitados a nomear no máximo 15 universidades que consideram as melhores em pesquisa e ensino em sua área de atuação.
As pontuações para pesquisa e ensino são combinadas na proporção de 2 para 1, dando maior peso à pesquisa, segundo a consultoria. Essa combinação reflete a confiança na capacidade dos respondentes de fazer julgamentos precisos sobre a qualidade da pesquisa. Em relação à USP, os acadêmicos consultados destacaram a instituição como uma das mais fortes, tanto regionalmente quanto globalmente, em suas áreas específicas.
O fato da USP continuar figurando nesse prestigioso ranking é um testemunho da excelência e reputação da instituição no cenário acadêmico internacional. A universidade continua firme em sua missão de promover o ensino, pesquisa e inovação, garantindo seu lugar entre as melhores instituições de ensino superior do mundo.