De acordo com informações da PM, os encontros para a prática de rachas são organizados por influenciadores digitais em grupos fechados nas redes sociais. O serviço de inteligência do policiamento de trânsito vinha monitorando esse grupo e conseguiu identificar a data e o local da reunião que resultou na operação da última quinta-feira.
A operação contou com a participação de 42 policiais e 20 viaturas, que encontraram os motoristas próximos a um posto de combustíveis. Durante esses encontros, os participantes costumam filmar suas manobras e rachas para compartilhar nas redes sociais.
No total, foram apreendidos 72 veículos, sendo 69 carros e três motocicletas. Além disso, os 72 condutores foram autuados por infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e podem responder a processos que resultem na suspensão de suas CNHs por até 12 meses.
Além das apreensões e autuações, um homem de 38 anos foi preso em flagrante por uso de CNH falsa, de acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública). Ele foi conduzido ao 89º DP (Portal do Morumbi), onde o caso foi registrado como falsificação de documento público e uso de documento falso.
A Polícia Militar também ressaltou que diversas operações já haviam resultando em multas para motoristas envolvidos em rachas na cidade de São Paulo.
Assim, a ação da Polícia Militar demonstra o compromisso das autoridades em coibir práticas ilegais no trânsito e garantir a segurança de todos aqueles que utilizam as vias públicas. A apreensão e autuação dos motoristas envolvidos nesse tipo de atividade ilegal reforçam a importância da fiscalização e do cumprimento das leis de trânsito para garantir a segurança de todos.