O governador Tarcísio de Freitas participou da cerimônia de inauguração e destacou o empenho da equipe responsável pela reconstrução, parabenizando os professores e colaboradores da Secretaria da Educação por seu trabalho de amor. Além disso, o governador ressaltou o compromisso do governo com a educação e com a transformação social que ela representa.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, os secretários estaduais da Educação e da Gerência de Apoio do Litoral Norte, além do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, e outras autoridades municipais.
A reconstrução da escola também contou com uma redução significativa nos custos, alcançando mais de 40% de economia em relação à previsão inicial. Essa redução foi alcançada com o uso de estruturas modulares e o aproveitamento de parte da construção já existente.
O novo projeto da escola contempla estruturas pré-fabricadas em módulos de madeira engenheirada, que proporcionam mais conforto térmico e acústico aos ambientes. Além disso, a obra foi realizada com dispositivos de segurança contra desastres e incorporou a área de uma escola municipal, ampliando a capacidade e estrutura da unidade.
A nova escola possui 4 mil m2 de área construída, 12 salas de aula, quatro laboratórios, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva coberta, banheiros e vestiários de alvenaria. Além disso, o espaço foi projetado para promover um modelo ativo de aprendizagem.
Com a entrega da escola, o governo de São Paulo reafirma seu compromisso com a educação e anunciou a construção de uma nova sede para a escola municipal Professora Nair Ribeiro de Almeida, com previsão de investimento de R$ 44 milhões, com contribuição tanto do estado quanto do município.
A escola Plínio Gonçalves de Oliveira também vai integrar a rede estadual com o Programa Ensino Integral (PEI) para atendimento a 255 alunos do ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). O local atenderá alunos em período integral e também do ensino fundamental da rede municipal, oferecendo uma estrutura moderna e qualificada para a educação de seus alunos.