A primeira agremiação a se apresentar é a Unidos do Porto da Pedra, que trará o enredo “Lunário Perpétuo: a profética do saber popular”. Em seguida, a Beija-Flor abordará o tema “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila”, explorando a cultura negra. O Salgueiro, terceira a se apresentar, irá falar sobre o povo Yanomami no enredo “Hutukara”, destacando a cultura, costumes e conhecimentos desse grupo étnico.
A quarta escola a desfilar, a Grande Rio, trará o enredo “Nosso Destino É Ser Onça”, abordando a mitologia tupinambá e questionando a identificação do Brasil com os povos originários. Já a Unidos da Tijuca, quinta a pisar na avenida, apresentará o enredo “O Conto de Fados”, convidando o público para uma viagem a Portugal, com lendas e histórias do país.
Por fim, a atual campeã, Imperatriz Leopoldinense, encerrará a programação do primeiro dia homenageando a obra ficcional “O testamento da cigana Esmeralda”, do poeta pernambucano de cordel Leandro Gomes de Barros. O enredo intitulado “Com a sorte virada pra lua, segundo o testamento da cigana Esmeralda” explorará o imaginário em torno do universo cigano e discutirá a cultura popular.
Além dos enredos das escolas, as luzes cênicas prometem ser uma atração adicional no carnaval deste ano. Segundo a prefeitura do Rio, um sistema de iluminação inovador foi instalado na Marquês de Sapucaí, com tecnologia utilizada em grandes shows mundiais. As apresentações se encerram na segunda-feira (12), quando outras seis escolas irão atravessar a avenida, mantendo a expectativa e alegria do público.