Tênis de mesa para portadores de Parkinson: São Bernardo ressignifica o dia a dia desse público com treinos no Complexo do Baetão

O município de São Bernardo deu início a um projeto inovador que oferece a modalidade de tênis de mesa para portadores da Doença de Parkinson, com o intuito de ressignificar o dia a dia desse público. O projeto, que faz parte do Programa Campeões da Vida, criou uma turma com treinos regulares no Complexo do Baetão, com o objetivo de auxiliar no tratamento complementar do Parkinson.

Atualmente, o projeto atende seis pessoas, com mais de 55 anos, que foram diagnosticadas com a doença. O Parkinson afeta as funções motoras e prejudica os movimentos, além de causar tremores nas mãos e afetar o equilíbrio do corpo devido a danos no sistema nervoso central.

De acordo com estudos científicos, a iniciativa já tem demonstrado melhorias significativas entre os participantes, auxiliando nos reflexos por meio de estímulos ao cérebro, na locomoção e na função cognitiva.

O professor de educação física da rede municipal e coordenador da modalidade de tênis de mesa, Douglas Wili, ressaltou que durante os treinamentos, diversos sintomas do Parkinson são atenuados, contribuindo para o cotidiano dos atletas. Ele destacou que a prática do tênis de mesa traz benefícios que vão além do esperado e que estudos têm mostrado que é a atividade que mais traz melhoras para quem possui o diagnóstico.

Um dos participantes do projeto, o aposentado Douglas Boldrini, de 55 anos, destacou a importância do tênis de mesa como complemento à fisioterapia. Ele afirmou que a modalidade trabalha o equilíbrio, o lado cognitivo, os reflexos, a agilidade, a coordenação motora e ainda muda o foco, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e socialização.

O Programa Campeões da Vida, que teve início em 2017, é voltado para o desenvolvimento físico, cognitivo e socialização da pessoa idosa. O programa abriu uma categoria específica para preencher uma lacuna, já que no Brasil estima-se que cerca de 200 mil pessoas tenham a doença. Em São Bernardo, no ano passado, foram registrados 1.478 atendimentos a pacientes com Parkinson.

Um dos participantes do grupo, Jorge Clemente, de 63 anos, aposentado e ex-bancário, destacou como a modalidade tem melhorado seus sintomas e como isso o motivou a participar de competições. Ele ressaltou que o tênis de mesa o ajuda a ter mais ânimo e equilíbrio, além de trazer bons resultados.

Os treinos da turma de Parkinson ocorrem atualmente às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30, no Complexo do Baetão, e também à tarde, das 14h às 16h30, no Campeões da Vida. Caso seja necessário, nos períodos noturnos há treinos livres para formação, incluindo também pessoas com deficiência. Interessados podem obter mais informações pelo telefone: 2630-7410.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo