Para transmitir a mensagem de respeito à vida, o Detran-SP utilizou um conceito criativo que envolveu a criação de escolas de samba simbólicas, como a Mocidade pela Direção Independente, a Unidos pela Segurança nas Ruas e a Império da Atenção no Volante. Além disso, a campanha será veiculada em diversos meios de comunicação, como rádios, televisão aberta e por assinatura, peças de mobiliário urbano e internet em todo o Estado.
A ação de conscientização também inclui a distribuição de ventarolas com mensagens educativas em estações do Metrô e praças de pedágio, além de parcerias com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) para distribuição de leques. Além disso, em parceria com Metrô de SP, ARTESP e Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, a campanha alerta a população sobre a importância de usar o transporte público para ir até a folia e de se prevenir contra a dengue.
A campanha faz parte da Operação de Direção Segura Integrada, que terá o dobro de fiscalizações em comparação com o mesmo período do ano anterior. O objetivo é conscientizar e alertar sobre a tolerância zero ao álcool no trânsito e respeito às leis, reforçando que toda vida importa.
Segundo o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio, as campanhas e fiscalizações são essenciais para sensibilizar os cidadãos para uma mudança efetiva de comportamento. Ele ressalta que toda vida importa e que é fundamental conscientizar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito para preservar vidas.
A campanha reforça a tendência de redução nos óbitos no trânsito no Estado de São Paulo, em paralelo ao aumento constante dos sinistros não fatais, confirmando a importância das ações de conscientização para preservação da vida. A mensagem principal é de que nenhuma morte no trânsito é aceitável e que é fundamental manter a tranquilidade e respeitar as leis para garantir a segurança de todos.