Obras avançam para construção do Terminal São Bernardo do BRT-ABC, com previsão de operação para até 600 mil passageiros por dia.

O BRT-ABC, sistema de transporte coletivo rápido e eficiente da região do Grande ABC, avançou mais uma etapa em suas obras de construção. O destaque desta vez é a evolução das obras no Terminal São Bernardo, que está recebendo uma nova estrutura para abrigar o moderno Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema.

A antiga cobertura metálica do terminal já está sendo retirada, dando espaço para a construção do novo terminal. Além disso, o tapume ao redor de toda a praça está sendo instalado para permitir a construção da plataforma que ficará no local. Com isso, o terminal ocupará uma área de 9.000m², com acessibilidade universal, plataforma em nível, climatização, wi-fi e cobrança antes do embarque.

O Terminal São Bernardo é um dos três que serão atendidos pelo BRT-ABC, sendo os outros dois os Terminais Tamanduateí e Sacomã. As obras também avançaram na preparação e concretagem da pista no trecho de 2,5 km da Fase 1 (São Bernardo-São Paulo) e no recapeamento nas proximidades do cruzamento da Avenida Aldino Pinotti com a Rua Dr. Marcel Preotesco, e na Rua Versolato em São Bernardo.

Além disso, as equipes já começaram a trabalhar no sentido oposto do trecho da Fase 1 e nas obras de confecção dos jardins ao longo do corredor do BRT-ABC. A Fase 1 teve início nas Avenidas Aldino Pinotti e Lauro Gomes, em São Bernardo, e terminou na Avenida Winston Churchill, em Rudge Ramos, divisa com São Caetano.

A próxima etapa da obra, a partir da divisa com São Caetano até o Terminal Sacomã, iniciará com a liberação da licença ambiental pela Cetesb. O sistema BRT-ABC terá capacidade para até 600 mil passageiros por dia, com demanda inicial de 173 mil passageiros por dia. Serão 92 ônibus totalmente elétricos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, que irão operar em vias segregadas com 16 paradas fechadas, todas com ar condicionado e wi-fi.

Além disso, a cobrança será realizada antes do embarque nos veículos, facilitando o acesso, e haverá interligação com três terminais: São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã. Também estão previstas três opções de linhas: Paradora (16 paradas), Semiexpressa (8) e Expressa. Com um investimento total estimado em R$ 950 milhões, inteiramente a cargo da empresa privada operadora (Next Mobilidade), o BRT-ABC promete revolucionar o transporte coletivo na região do Grande ABC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo