O senador destacou que a parceria entre o governo federal e o governo de São Paulo para a construção do túnel submerso Santos-Guarujá é uma lição de sensatez e demonstra que o interesse da população deve prevalecer sobre as divergências políticas. Em suas palavras, “O mais relevante, nestes tempos de irracionalismo e polarização ideológica, é a concretização do diálogo entre as duas principais autoridades do Poder Executivo do Brasil”.
Kajuru ressaltou que o túnel submerso será o primeiro da América Latina e contribuirá para melhorar a mobilidade na região, reduzindo o tempo de percurso entre o Guarujá e o litoral Norte paulista, onde circulam cerca de 80 mil pessoas diariamente. Com 1,5 km de extensão, o túnel contará com 870 metros passando por baixo do canal que liga ao porto de Santos, o maior do Brasil. Com a conclusão da obra, o tempo de percurso será reduzido para 2 minutos, comparado a mais de uma hora por rodovia e 20 minutos a 2 horas por balsa, dependendo do movimento de veículos.
A iniciativa do governo federal em parceria com o governo de São Paulo foi elogiada pelo senador Kajuru, que enfatizou a importância do projeto para a população. O parlamentar acredita que a construção do túnel submerso representará um marco na infraestrutura do país, melhorando significativamente a mobilidade e o acesso entre as cidades. A parceria público-privada e os investimentos do PAC para a construção do túnel foram apontados como um exemplo de cooperação e de priorização do interesse público.
Em resumo, o senador Jorge Kajuru demonstrou apoio entusiástico à parceria para a construção do túnel submerso Santos-Guarujá, destacando os benefícios que a obra trará para a região e para o país como um todo. Este acordo entre o governo federal e o governo de São Paulo representa, segundo o senador, um avanço institucional e um exemplo de diálogo e cooperação em prol do desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida da população.