Além disso, Pacheco ressaltou a importância da qualidade do gasto público, afirmando que será uma preocupação muito grande do Congresso Nacional este ano. Ele destacou a necessidade de atenção especial para responsabilidade fiscal, combate a desperdícios, combate a privilégios e a dimensão do Estado brasileiro.
A desoneração da folha de pagamento também foi abordada durante a abertura da ordem do dia. Pacheco mencionou que buscou dialogar com o governo federal sobre o assunto e destacou a importância de manter a desoneração da folha de pagamento para os 17 setores da economia. Ele expressou a esperança de que o Executivo revogue o trecho da medida provisória que trata da reoneração da folha de pagamento.
Outras propostas prioritárias mencionadas incluem o projeto que trata da inteligência artificial, projetos relacionados à transição energética e pauta ambiental, assim como discussões sobre o novo Plano Nacional de Educação e a conclusão do trabalho da comissão de juristas para elaborar uma proposta de atualização do Código Civil.
O presidente do Senado também anunciou que serão prioridade, nas votações e debates, projetos ligados à educação e à segurança pública, conforme previamente anunciado na abertura dos trabalhos legislativos.
Por fim, Pacheco transmitiu mensagem de solidariedade à população do Chile em razão dos incêndios florestais que atingem várias regiões do país, expressando votos de pesar pelo ex-presidente chileno Sebastián Piñera, que morreu em um acidente de helicóptero.
Com diversas pautas prioritárias para votação, o Senado se prepara para um primeiro semestre movimentado, com debates e decisões que impactarão diretamente o cenário socioeconômico do país.