Anticiclone influencia clima no sul do Brasil, elevando temperatura e causando chuvas em grande parte do território.

Um anticiclone no sul da América do Sul está alterando significativamente o clima da região. De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a massa de ar quente e úmido proveniente desse anticiclone está elevando as temperaturas no Rio Grande do Sul e causando precipitações em grande parte do território brasileiro.

Ramos explicou que a região de atuação do anticiclone permanece sem chuva, enquanto suas áreas adjacentes sofrem variações climáticas, aumentando a nebulosidade. Essa condição é típica do verão, com predomínio de sol e calor durante o dia e possibilidade de chuvas isoladas e rápidas no final das tardes, com baixo volume acumulado.

As previsões indicam altas temperaturas no Rio Grande do Sul, com máximas entre 33°C e 37°C até quinta-feira. No Paraná e Santa Catarina, também são esperadas temperaturas acima dos 30°C, com maior chance de chuvas. Nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, o clima deverá se manter com muito sol, calor e chuvas isoladas à tarde.

Em São Paulo, os termômetros devem variar entre 17°C ao amanhecer e 30°C no meio da tarde, com previsão de chuvas isoladas nos próximos dias. A meteorologista destacou também que as chuvas estão abaixo da média no extremo norte e no nordeste do país, devido à presença de um outro anticiclone e um Vcan, respectivamente.

Andrea Ramos ressaltou que o Vcan é uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desça para a superfície, atuando como uma massa de ar seco para as áreas no seu centro. Apesar das chuvas estarem abaixo da média em algumas regiões, partes do país devem receber bons volumes de chuva em fevereiro.

A região Sudeste, por exemplo, deve ter volumes entre 220 mm e 240 mm, enquanto a região sul do Rio de Janeiro e o sul ao centro de Minas Gerais devem receber entre 180 mm e 220 mm de precipitação. A meteorologista também afirmou que o nordeste de Minas e norte do Espírito Santo devem receber entre 100 mm e 140 mm de chuva. Ainda segundo Andrea Ramos, fevereiro é um mês mais chuvoso, especialmente durante o verão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo