As novas cidades atendidas são Campinas, Santos, São Bernardo do Campo, Osasco, Franco da Rocha, Juquitiba, Serra Negra e Lindóia. Para solicitar a CIN, é necessário fazer um agendamento exclusivamente pelo aplicativo para celulares Poupatempo SP.GOV.BR.
O lançamento da CIN é parte do projeto-piloto para oferecer ao cidadão o novo documento. Até 2032, o documento de identidade RG dos estados continua válido e será emitido normalmente. Por isso, não há necessidade de correria aos postos para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional.
A solicitação da CIN possui alguns requisitos, como ter uma conta GOV.BR no nível Prata ou Ouro, ser maior de 16 anos, estar em situação regular na Receita Federal, não ter outra solicitação da CIN em andamento, entre outros.
A CIN adota o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como Registro Geral Nacional, eliminando a duplicidade na identificação do cidadão e reduzindo as possibilidades de fraudes. Além disso, o documento apresenta um QR Code que permite verificar sua autenticidade e saber se foi furtado ou extraviado.
Toda a ampliação do serviço será gradual e as vagas para atendimentos iniciais serão limitadas, sendo ampliadas de acordo com a expansão do projeto para os demais postos.
A emissão da CIN é gratuita para a primeira via. Os documentos exigidos para a obtenção do documento são o CPF e a Certidão de Nascimento ou de Casamento, e a limitação do uso do RG só ocorrerá após o dia 28 de fevereiro de 2032.
A implementação da CIN visa modernizar e unificar a identificação dos cidadãos brasileiros, sendo um passo importante para a segurança e eficiência nos serviços prestados. Com a ampliação do serviço para mais seis postos, o Estado de São Paulo demonstra seu comprometimento em aprimorar e facilitar o acesso à documentação essencial para todos os cidadãos.