O desfile teve início por volta das 14h no circuito Orlando Tapajós, reunindo cerca de 50 atrações em um trecho de três quilômetros da orla. Além das atrações oficiais, grupos de amigos improvisaram um jeito de se manterem juntos na multidão, formando pequenos blocos circundados por elásticos. Um dos exemplos é o microbloco Furdunço Fantasy, que reuniu 42 pessoas fantasiadas inspiradas nos Power Rangers.
Ao longo do percurso, os foliões fantasiados aproveitaram a passagem dos trios, minitrios e microtrios que animavam a orla de Salvador. O Olodum trouxe o samba-reggae para a avenida, em um desfile que marcou os 45 anos de sua fundação. Já o Psirico transformou a avenida em uma pista de dança, mesclando música eletrônica com o pagodão baiano.
A atração mais aguardada, no entanto, era a BaianaSystem, que costuma encerrar o desfile do Furdunço acompanhada por uma multidão. Além das festas e desfiles de blocos nas ruas do centro de Salvador, como o cortejo Banho de Mar a Fantasia, que contou com a presença do afoxé Filhos de Gandhy e do bloco afro Muzenza, o pré-carnaval continua durante a semana com outros desfiles e festas.
Na segunda-feira, por exemplo, está previsto o evento “A Melhor Segunda-feira do Mundo”, com desfile de Xanddy Harmonia entre Ondina e Barra. Na terça-feira, será a vez de Leo Santana desfilar no “Pipoco” no mesmo circuito. E na quarta-feira, as ruas da Barra abrirão passagem para marchinhas e charangas que desfilarão no chão da avenida.
Já a abertura oficial do Carnaval está marcada para a quinta-feira, na praça Castro Alves, com um encontro de trios elétricos com Ilê Aiyê, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e BaianaSystem. Com muita música, fantasia e alegria, o pré-carnaval de Salvador promete continuar agitando a cidade nos próximos dias.