O desfile deste ano traz releituras das canções antológicas de Rita Lee, incluindo Panis et Circenses, Bem Me Quer, Mal Me Quer, Ovelha Negra, além do tema principal, Top Top. As músicas receberam arranjos e adaptações para se encaixarem no estilo carnavalesco, mantendo viva a essência da obra de Rita Lee.
As criadoras do Ritaleena, Yumi Sakate e Alessa, buscavam celebrar o feminino, irreverência, humor e quebra de paradigmas, características presentes na obra da cantora. Alessa relembra a sorte de ter podido homenagear Rita Lee durante nove anos em vida, com a participação direta da artista em todos os desfiles do bloco. Infelizmente, Rita Lee faleceu em maio de 2023, após lutar contra um câncer de pulmão diagnosticado em 2021.
Os desfiles do Ritaleena estão agendados para ocorrerem no próximo sábado, 3 de fevereiro, na avenida Sumaré, e no dia 11 de fevereiro, na rua Sepetiba, na Vila Romana, ambos a partir das 12 horas. A presença do bloco promete trazer alegria e homenagens à artista, mantendo viva a memória de Rita Lee e sua contribuição para a música brasileira.