As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Prouni. Os interessados devem acessar o site e preencher os requisitos de renda exigidos para concessão da bolsa de estudo, além de escolher até duas opções de cursos de graduação. Para facilitar o processo de inscrição, o MEC disponibilizou um vídeo com o passo a passo e esclarecimento de dúvidas.
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante precisa comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até três salários mínimos. Além disso, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançado pelo menos 450 pontos de média, com nota diferente de zero na redação.
Os candidatos que forem pré-selecionados terão a classificação parcial divulgada no site do Prouni. A primeira chamada dos pré-selecionados está prevista para 6 de fevereiro, com a divulgação da segunda chamada em 27 de fevereiro. O próximo passo do processo será a comprovação dos dados informados pelos pré-selecionados nas instituições de ensino, no período de 6 a 20 de fevereiro.
O Prouni foi criado em 2004 e tem como público-alvo estudantes que não possuem diploma de nível superior. O programa oferece oportunidades a pessoas com deficiência, professores da rede pública e também para quem cursou o ensino médio em escolas da rede pública. O resultado final do processo seletivo será divulgado no site do Prouni. Esteja atento ao prazo final e boa sorte!