A notícia foi recebida com entusiasmo pelos alunos finalistas, que conseguiram garantir uma vaga na final da Febrace. Uma das autoras do projeto finalista, Laura Esther Correia Jeronimo, comemorou a conquista e expressou sua satisfação: “Ficamos muito felizes com a notícia. Apesar de ser uma feira enorme, com gente de todo lugar, tínhamos bastante esperança de que iríamos conseguir.”
Outro estudante finalista, Gustavo Pereira, da Etec Guarulhos, compartilhou sua animação: “Nem sei o que falar, estou bem animado. É a primeira vez que participamos dessa feira como finalistas.”
Dentre os projetos finalistas das Etecs, destaca-se o de Laura Esther Correia Jeronimo, que desenvolveu o projeto “Rastreamento do movimento ocular utilizando visão computacional para auxílio na comunicação de pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA)”. Esse projeto utiliza recursos como inteligência artificial e visão computacional para permitir que pacientes com ELA escrevam palavras somente com os movimentos oculares. O mesmo projeto foi premiado em 2023, conquistando a primeira colocação do Festival Global de Impacto da IA da Intel.
Já Gustavo Pereira, em parceria com outros estudantes, desenvolveu o projeto “Desenvolvimento e avaliação bioquímica de um biodigestor anaeróbio para produção de biogás a partir de resíduos orgânicos.” Esse sistema automatizado e controlável remotamente tem como objetivo a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos, com a biomassa restante podendo ser utilizada como fertilizante.
Os 200 projetos que avançam para a mostra presencial realizada em março também serão expostos em um ambiente virtual. A Febrace considera critérios como criatividade, inovação, profundidade da pesquisa e clareza na apresentação oral na seleção dos finalistas.
Os finalistas são provenientes das seguintes Etecs: Bento Quirino, Irmã Agostina, Guarulhos, Trajano Camargo e Profª Maria Cristina Medeiros. A mostra presencial e virtual acontecerá no mês de março.
Essa é mais uma conquista em destaque para as Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, evidenciando o empenho e talento dos alunos e professores envolvidos nos projetos finalistas da Febrace.