É importante destacar que este pagamento será realizado nas contas informadas na declaração do Imposto de Renda. O lote contempla diversos grupos de contribuintes, sendo 8.613 idosos acima de 80 anos, 67.695 contribuintes entre 60 e 79 anos, 6.403 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, além de 20.258 contribuintes que têm o magistério como sua principal fonte de renda.
Além disso, 128.138 contribuintes sem prioridade legal receberão neste lote por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição por meio de PIX. Por fim, foram contemplados 75.117 contribuintes não prioritários.
A consulta para saber se o nome está na lista de beneficiados está disponível no site da Receita Federal. Basta o contribuinte acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e em seguida clicar em “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Para os contribuintes que não tiverem sido contemplados nesse lote, a orientação é entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Caso haja pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Caso o valor da restituição não seja creditado, por exemplo, se a conta informada estiver desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Os cidadãos que se encontrarem nessa situação deverão realizar o resgate através do Portal BB ou entrar em contato com a Central de Relacionamento BB.
Dessa forma, é importante que os contribuintes fiquem atentos aos prazos e formas de resgate de suas restituições, garantindo que recebam os valores devidos.