Ministério da Educação divulga resultado definitivo da 1ª chamada do Sisu 2024 com maior taxa de participação em anos

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quarta-feira (31), o resultado definitivo dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Após um adiamento devido a problemas técnicos, a lista dos aprovados já pode ser consultada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Sisu.

Com 1.271.301 inscrições, o processo seletivo de 2024 do Sisu atingiu um índice de participação de 57,6% do número de candidatos aptos para essa edição do programa, o que representa a maior taxa de participação dos últimos sete anos. Ao todo, foram disponibilizadas 264.181 vagas para o primeiro e o segundo semestres de 2024, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior.

A Lei de Cotas prevê que 53,6% das vagas sejam destinadas a ações afirmativas, voltadas para o acesso à educação superior de estudantes pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, e aqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Aqueles que forem selecionados na primeira chamada devem fazer matrícula ou registro acadêmico na instituição de ensino no período de 1º a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de acesso ao sistema.

Quanto à lista de espera, os candidatos não selecionados nesta etapa podem manifestar interesse por vagas que surgirem devido a desistências a partir de hoje até o dia 7 de fevereiro. Em 2024, houve somente uma etapa de inscrição, o que permite o uso da lista de espera durante todo o ano, pelas instituições públicas de educação superior participantes.

A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior está prevista para o dia 16 de fevereiro, de acordo com o cronograma do Sisu 2024. Desde 2010, o sistema informatizado tem reunido as vagas de graduação ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo