Entusiastas do projeto poderão acompanhar a audiência pública no Salão Nobre do Campus Rudge Ramos, em São Bernardo, às 17h. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. O objetivo é debater as propostas de extensão das linhas do Metrô, além do planejamento das licenças necessárias para a realização das obras.
O projeto da Linha 20-Rosa prevê 24 estações em 31,1 km de extensão, ligando a região da Lapa, na capital paulista, a Santo André, passando por São Bernardo e por bairros de São Paulo como Pinheiros, Itaim, Jardins, Moema, São Judas e Cursino. A previsão é que a ligação do ABC com a capital seja entregue em 2035.
Ao longo das audiências públicas, foram apresentados estudos preliminares que indicam benefícios econômicos e sociais consideráveis. Estima-se que o funcionamento da Linha 20-Rosa possa gerar uma economia de R$ 3,5 bilhões por ano em combustíveis e gastos com saúde, devido à redução da emissão de poluentes, além de redução do tempo de deslocamento das pessoas em mais de 60%.
A participação na audiência pública requer inscrição prévia, que poderá ser feita no site da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística ou presencialmente na Universidade Metodista, no dia do evento. O Metrô já concluiu o anteprojeto de engenharia e está em processo de contratação do projeto básico para dar início às obras da Linha 20-Rosa.
Vale ressaltar que o projeto da Linha 20-Rosa substitui a proposta original da linha 18-Bronze, que ligaria Tamanduateí a São Bernardo. A entrega do projeto da linha de BRT (Bus Rapid Transit), que seguirá o mesmo trajeto da antiga linha 18, está prevista para o próximo ano. A obra será realizada pela Next Mobilidade (antiga Metra) e faz parte do contrato de concessão do Corredor ABD (Trólebus) e das linhas intermunicipais da Área 5 da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).
Portanto, a audiência pública na Universidade Metodista de São Paulo é mais um passo importante no processo de discussão e planejamento das obras de extensão das linhas do Metrô, visando melhorar a mobilidade e qualidade de vida da população na região metropolitana de São Paulo.