A mesa de abertura do seminário contou com a participação de várias autoridades e representantes de entidades ligadas à mobilidade urbana e sustentabilidade. O secretário nacional de mobilidade urbana, Denis Andia, representando o Ministério das Cidades, o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Aroaldo da Silva, o reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Dácio Matheus, o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, Loricardo de Oliveira, e o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, estiveram entre os participantes do evento.
Além desses nomes, o seminário também contou com a presença de representantes do Instituto de Assuntos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Unicamp, SAE Brasil, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), entre outros agentes do setor.
Durante o encontro, foram debatidos temas essenciais para a região, como a realidade atual dos municípios do ABC e a perspectiva nacional na transição energética. Além disso, os participantes discutiram quais as rotas que o Brasil deve tomar em relação à questão da transição energética e descarbonização para a mobilidade.
O seminário representou um importante espaço para a discussão e o alinhamento de estratégias visando um modelo mais sustentável de transporte, contribuindo para a busca por soluções que promovam a mobilidade urbana de forma mais eficiente e amigável ao meio ambiente. A presença de representantes de diferentes setores e entidades reforça a relevância do tema e a necessidade de se pensar em alternativas que possam beneficiar tanto a região do ABC quanto o país como um todo.