Essa concessão marca as primeiras ações realizadas no âmbito do Novo PAC, lançado em 2023 pelo governo federal. Como parte do acordo, os motoristas irão pagar 50% a menos em pedágio em comparação com os preços atuais, de acordo com o governo federal.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, destacou que está prevista a duplicação de 700 quilômetros, o que aumentará a capacidade de carga, trará mais segurança para os usuários, menos risco de acidentes, maior conforto na viagem e mais segurança para os caminhoneiros. Além disso, essas rodovias dão acesso à região metropolitana de Curitiba, ao litoral do estado e ao Porto de Paranaguá.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que estão programados nove leilões para este ano e que, até 2026, a previsão é que o número chegue a 35. Ele destacou que estão otimizando 15 contratos que estavam com obras paralisadas, o que pode levantar R$ 110 bilhões em investimentos, fora os novos leilões.
Em relação ao contrato assinado, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ressaltou que inaugura um novo modelo de concessões no país, priorizando a oferta da menor tarifa em vez da maior outorga. Ele também esclareceu que o governo não utilizará essas licitações para fazer caixa, mas sim para garantir a menor tarifa e melhor serviço para a população.
Com isso, as concessões das rodovias do Paraná marcam o início de uma nova fase para o setor de infraestrutura no país, com investimentos significativos e um foco na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos. A expectativa é que essas mudanças tragam benefícios tanto para os motoristas que utilizam as vias quanto para a economia do país.