Nesta primeira fase, a emissão da CIN será em formato piloto e será ampliada gradativamente. O agendamento para a emissão da CIN será exclusivo pelo aplicativo para celulares Poupatempo SP.GOV.BR. Após o agendamento, os cidadãos devem comparecer ao local escolhido levando consigo a certidão de nascimento ou de casamento. Os postos de atendimento durante o projeto-piloto serão: postos do Poupatempo da Lapa, Itaquera, Santo Amaro e Sé, e nos municípios de Caieiras e Guarulhos, na Região Metropolitana.
De acordo com a Lei 14.534, de 11 de janeiro de 2023, a partir de 2032 a Carteira de Identidade Nacional será o único documento válido nacionalmente. Até essa data, o documento de identidade dos estados continuará válido e sendo emitido normalmente. Portanto, não há necessidade de pânico para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional.
A liberação de horários para os agendamentos de emissão da CIN irá ocorrer de forma gradativa, sem a necessidade de substituição imediata da CIN pelo RG. As vagas para os atendimentos serão inicialmente limitadas e ampliadas de acordo com a expansão do projeto para os demais postos.
Para solicitar a CIN em São Paulo, é necessário preencher alguns requisitos, como ter uma conta GOV.BR no nível Prata ou Ouro, ser maior de 16 anos, estar em situação regular na Receita Federal e não ter outra solicitação da CIN em andamento.
A versão digital da CIN estará disponível no aplicativo GOV.BR, no menu Carteira de Documentos. O documento apresenta um QR Code, que permite verificar sua autenticidade e saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.
O Poupatempo atende com hora marcada, e o agendamento para a emissão da CIN será feito exclusivamente pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR.
A Carteira de Identidade Nacional é uma forma de identificação inovadora que visa eliminar a duplicidade na identificação do cidadão e reduzir possibilidades de fraudes. A primeira via da CIN é gratuita, e o RG continuará válido e sendo emitido até 28 de fevereiro de 2032.