Ministério da Justiça prorroga permanência da Força Nacional de Segurança Pública no Rio de Janeiro até março.

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (29) a autorização do Ministério da Justiça e Segurança Pública para a prorrogação do prazo de permanência da Força Nacional de Segurança Pública no Rio de Janeiro. A medida foi anunciada pelo ministro Flávio Dino, que deixará o cargo em fevereiro para tomar posse como ministro do Supremo Tribunal Federal, enquanto Ricardo Lewandowski assumirá seu lugar na pasta da Justiça.

Segundo o texto do Diário Oficial, os agentes da Força Nacional atuarão “nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, por 60 dias”. Além disso, a operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública. Essa prorrogação do prazo visa dar continuidade ao trabalho conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e as forças de segurança locais, que atuam desde outubro de 2023 no patrulhamento das principais rodovias do estado, para bloqueio de rotas usadas no transporte de cargas e veículos roubados, além de drogas e armas.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, destacou, na época em que a operação teve início, que não haveria prazo para o fim das ações que visam desestruturar as ações e prender lideranças do crime organizado. A prorrogação do prazo de atuação da Força Nacional é uma resposta às demandas do governo do Rio, e mantém os agentes atuando no estado até 31 de março. A decisão foi divulgada por Flávio Dino em suas redes sociais, reforçando o compromisso do Ministério da Justiça e Segurança Pública em colaborar com a segurança pública no Rio de Janeiro.

Essa prorrogação do prazo reflete a importância da colaboração entre as forças de segurança estaduais e federais para combater o crime organizado e garantir a segurança da população. A atuação da Força Nacional de Segurança Pública é essencial para a preservação da ordem pública, e a decisão de prolongar a permanência dos agentes no Rio de Janeiro demonstra o compromisso do governo em promover a segurança e a tranquilidade no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo