A novidade está se aproximando das rodovias que dão acesso ao ABC, embora ainda não haja uma definição sobre quando esse modelo será introduzido na região. Além disso, a implementação do Free Flow no trecho norte do Rodoanel está prevista para o ano de 2026.
Embora as rodovias alvo do leilão estejam próximas ao sistema Anchieta-Imigrantes, elas ainda não estão nos planos da Artesp (Agência Reguladora de Transportes Terrestres do Estado de São Paulo) e nem da Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos, que lida com a privatização das rodovias. Atualmente, principalmente em feriados e finais de semana prolongados, o sistema Anchieta-Imigrantes registra longas filas na praça de pedágio, que é considerada a mais cara do país, com uma tarifa de R$ 35,30.
A introdução do sistema de cobrança por trecho, embora mais justa, pode penalizar quem usa trechos das rodovias entre a Capital e o ABC, ou mesmo na circulação interna entre as cidades da região no sentido Capital, onde não há cobrança nas saídas. Ainda não há uma definição sobre como o sistema irá funcionar, e a Ecovias, concessionária que administra o sistema, preferiu não comentar o assunto.
De acordo com a Secretaria de Parcerias e Investimentos, a implementação do Free Flow nas rodovias paulistas começará no entorno do ABC. O Programa Siga Fácil SP, instituído pelo Governo do Estado, prevê a implantação do sistema nos trechos de rodovias estaduais sob concessão à iniciativa privada – como é o caso do litoral paulista e do Rodoanel Norte, cujo contrato foi assinado em 2023.
O sistema de cobrança Free Flow, que já funciona em outras rodovias do país, identifica veículos por meio de câmeras e sensores instalados em pórticos metálicos ao longo da via. O pagamento pode ser feito através de empresas que utilizem tags veiculares ou por meio de aplicativos ou do site da concessionária. Com a implementação do sistema, as praças de pedágio tradicionais deixarão de existir.
Além das rodovias paulistas, o governo planeja implementar o Free Flow em outras estradas, como a Dutra (BR-116), e em rodovias estaduais como a Washignton Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333) no próximo ano. No entanto, o trecho norte do Rodoanel Mário Covas só deve receber o sistema em 2026.
Com essa iniciativa, o governo do Estado busca modernizar o sistema de transporte, incentivando a substituição das praças de pedágio por pórticos de cobrança automática, que dispensam a parada para pagamento das tarifas e prometem uma cobrança mais justa aos usuários.