Dois homens são baleados e mortos em confronto com policiais durante Operação Escudo no Guarujá, em São Paulo.

Neste domingo, 28, dois homens foram baleados e mortos durante a retomada da Operação Escudo, no Guarujá, litoral de São Paulo. A operação ocorre desde a sexta-feira, 26, após o assassinato de um soldado da Polícia Militar na Via Anchieta, em Cubatão. A primeira edição da Operação Escudo aconteceu entre julho e setembro do ano passado, após o assassinato de um policial, e resultou na morte de 28 pessoas pela polícia.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), os policiais militares realizavam o patrulhamento na Vila Zilda, bairro da periferia do Guarujá, quando se depararam com duas motocicletas em alta velocidade. Os condutores das motos estariam em atitudes suspeitas e, ao tentarem abordá-los, os suspeitos fizeram disparos de arma de fogo na direção dos policiais. Os PMs revidaram, baleando os suspeitos.

Ao serem acionados, uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) constatou a morte dos dois homens, cuja identidade não foi divulgada. Com a dupla, foram apreendidos um revólver e uma pistola. O caso foi registrado na delegacia da Polícia Civil do Guarujá como mortes decorrentes de intervenção policial e excludente de ilicitude, o que significa que os policiais teriam agido no cumprimento do dever. A investigação será realizada pelo setor de homicídios do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santos.

Além disso, na noite de sábado, 27, policiais do 2º Batalhão de Operações de Polícia (Baep) que participavam da Operação Escudo prenderam um suspeito e apreenderam grande quantidade de drogas em um apartamento em São Vicente, na Baixada Santista. No local, foram apreendidos 15,6 kg de maconha, além de cocaína e crack, mais de R$ 11 mil em cédulas e um automóvel que seria usado para o tráfico.

A SSP informou que a Operação Escudo foi desencadeada com o objetivo de prender os criminosos que assassinaram o soldado Marcelo Augusto da Silva, do 38º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, na madrugada do dia 26, em Cubatão. O policial, de 28 anos, foi abordado por criminosos quando retornava de moto para São Paulo, após ter trabalhado na Operação Verão, que reforça o policiamento no litoral durante a alta temporada.

Dados divulgados pelo governo na sexta-feira, 26, mostraram que as mortes cometidas por policiais em serviço subiram 39,6% em 2023 na comparação com 2022. A SSP-SP afirmou que “investe continuamente em treinamento e aquisição de equipamentos” para reduzir a letalidade e que ocorrências dessa natureza são “rigorosamente investigadas” e encaminhadas para análise do Ministério Público e da Justiça. A reportagem não conseguiu contato com a defesa do homem preso por tráfico em São Vicente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo