Um grupo em Milão, na Itália, espalhou teorias conspiratórias sobre a vacina contra a Covid-19 em um cartaz que afirma que quem fala sobre aquecimento global é a favor da vacinação obrigatória. Isso mostra como a crise climática tornou-se alvo de negacionistas da pandemia. O ano passado foi o mais quente em ao menos 174 anos, desde que se iniciaram as medições meteorológicas, segundo a Organização Meteorológica Mundial, agência da ONU.
Segundo o geólogo José Maria Landim Dominguez, modelos climáticos confirmam o impacto das emissões de dióxido de carbono (pelo ser humano) nas mudanças climáticas em curso. O Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) também afirma que as atividades humanas causaram inequivocamente o aquecimento global.
Mudanças climáticas são provocadas pela atividade humana, principalmente pelas emissões de gases com efeito de estufa. A desregulação do efeito estufa gera um aumento da temperatura do planeta, causando assim as mudanças climáticas. A falta de consenso sobre a causa das mudanças climáticas, tornou-se alvo de negacionistas da ciência, que espalham desinformação sobre o tema.
O aumento da temperatura na Terra, secas intensas, incêndios severos e aumento do nível do mar são algumas das alterações que a ação humana está causando. Esse cenário é agravado pela desinformação disseminada nas redes sociais. A solução para combater a desinformação é gerar informação de qualidade, baseada em evidências científicas.
A relação entre mudanças climáticas e desinformação é perigosa, pois sugere que podemos continuar degradando o meio ambiente sem olhar para as consequências. Portanto, é importante que as pessoas tenham acesso a informações verificadas, como aquelas trazidas neste texto. A desinformação sobre o tema das mudanças climáticas já foi alvo de várias checagens pelo Comprova, que tem a função de esclarecer temas importantes para que a população compreenda assuntos que geram desinformação. Mentiras sobre as mudanças climáticas são perigosas e devem ser combatidas com informações baseadas em evidências científicas.