Antes de ser transferida para São Paulo, a ministra foi atendida no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília, na sexta-feira (26), após sentir-se mal durante um compromisso público na capital federal. A equipe médica decidiu encaminhá-la para o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas para que pudesse receber um acompanhamento mais detalhado e realizar exames mais específicos.
Por meio de suas redes sociais, a ministra agradeceu as mensagens de apoio e informou que está estável, sob os cuidados de sua equipe de saúde. A preocupação com a saúde da ministra gerou comoção nas redes sociais, com apoiadores enviando mensagens de solidariedade e desejos de pronta recuperação.
Sônia Guajajara é uma importante liderança indígena no Brasil, atuando em defesa dos direitos dos povos originários e do meio ambiente. Sua internação por problemas de saúde gerou preocupação em meio aos seus apoiadores e na própria comunidade indígena.
O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas é referência na área de cardiologia e tem estrutura adequada para o acompanhamento e tratamento de pacientes com a gravidade do caso de Sônia Guajajara. A equipe médica está fazendo todos os esforços para garantir que a ministra receba o atendimento necessário e que sua saúde seja restabelecida o mais rapidamente possível.
Permaneceremos atentos às informações sobre o estado de saúde da ministra Sônia Guajajara e desejamos que sua recuperação seja rápida e completa, para que possa retornar às suas atividades em defesa dos povos indígenas e do meio ambiente.