Circulando sem a placa, o motorista está cometendo uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o que resulta em 7 pontos na carteira, multa de R$ 293,47 e ainda a apreensão do veículo. Portanto, é fundamental que os proprietários estejam atentos aos procedimentos necessários para a obtenção de uma nova placa.
Em casos de furto ou roubo, a primeira medida a ser tomada é registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) em uma unidade da Polícia Civil mais próxima ou por meio da Delegacia Eletrônica. Essa é uma medida preventiva, caso a placa seja encontrada por outra pessoa e utilizada indevidamente em outro veículo.
Outra orientação é checar toda a documentação do veículo, pois só é permitida a emissão de uma nova placa se o veículo estiver devidamente licenciado e sem multas pendentes. Desde 2020, o Detran-SP disponibiliza as placas no padrão Mercosul e, caso o veículo esteja registrado com a placa no formato anterior (três letras e quatro números), conhecida popularmente como placa cinza, e ocorra a perda desta placa, será necessária a conversão para o novo formato, a do Mercosul (quatro letras e três números).
O serviço de emplacamento é realizado por empresas estampadoras credenciadas, com cerca de 1.200 espalhadas por todo o Estado de São Paulo. Importante ressaltar que os procedimentos variam de acordo com o tipo de placa do veículo, seja ela cinza, vermelha ou do padrão Mercosul.
Além disso, o Detran-SP está implementando gradualmente a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Com cerca de 93% dos atendimentos realizados de forma digital, o órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência. Com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados, o Detran-SP é o maior órgão executivo de trânsito do país.
Portanto, é essencial que os proprietários estejam cientes dos procedimentos necessários e busquem orientação nos canais oficiais do Detran-SP para garantir a regularização de seus veículos, evitando assim transtornos e prejuízos desnecessários.