O novo conselheiro ficará no cargo até a assembleia geral do dia 25 de abril, quando haverá eleição para os conselheiros. A expectativa é de que o nome de Galuppo seja aprovado novamente para o cargo, conforme disposto por lei e pelo estatuto social da Petrobras.
A carta de renúncia de Efrain Pereira da Cruz foi recebida pela Petrobras na segunda-feira (22), e posteriormente o governo federal, por meio do Ministério das Minas e Energia, indicou o nome de Galuppo para substituir Cruz no Conselho de Administração. A nomeação passará pela análise dos demais membros do Conselho, seguindo os procedimentos legais estabelecidos.
Renato Campos Galuppo é um advogado com vasta experiência em diversos campos do direito, incluindo eleitoral, criminal, constitucional e cível. Além disso, possui bacharelado em direito pela Universidade Federal de Ouro Preto e especializações em direito penal e processo penal. Ele também atuou como assessor jurídico na Câmara dos Deputados e é membro de diversas instituições jurídicas e acadêmicas.
Atualmente, Galuppo também faz parte do Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde do Conselho de Administração da Petrobras e já ocupou o cargo de Conselheiro de Administração da PréSal Petróleo S.A (PPSA) em gestões anteriores.
Com a nomeação de Renato Campos Galuppo, a Petrobras busca fortalecer ainda mais sua equipe de gestão, trazendo um profissional com ampla bagagem no campo jurídico e uma vasta experiência em cargos de responsabilidade. Sua atuação no Conselho de Administração deve contribuir para a tomada de decisões estratégicas e a condução dos negócios da empresa.