De acordo com a polícia, as investigações visam apurar possíveis crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime. Após a abertura da 23ª fase da operação, a PF informou que já havia prendido 97 investigados, que não estavam entre os 1.393 capturados em flagrante na Praça dos Três Poderes.
Além disso, há dez dias, a operação realizou buscas nos endereços do deputado bolsonarista Carlos Jordy, tornando-o o primeiro parlamentar federal a ser alvo da Lesa Pátria. As diligências contra o deputado foram motivadas por mensagens interceptadas trocadas com uma liderança de extrema-direita, responsável por organizar bloqueios de estradas após as eleições de 2022.
Essas ações da PF refletem a continuidade das investigações relacionadas aos atos de 8 de janeiro, ressaltando a gravidade dos crimes apurados e a determinação das autoridades em buscar responsabilizar os envolvidos. A operação também destaca a importância de preservar o Estado Democrático de Direito e coibir qualquer tipo de incitação à violência e atentados antidemocráticos. A PF reforça seu compromisso em combater essas práticas e promover a segurança e a estabilidade institucional no país.