Segundo Damaceno, a direção da “Vem Bumbar” procurou a Prefeitura no final do ano passado, interessada em apresentar sua experiência e serviços. Em decorrência disso, foi agendado um encontro já em janeiro para conhecer mais sobre a plataforma e discutir possíveis parcerias em favor dos imigrantes negros. Durante a reunião, Frederico apresentou a “Vem Bumbar”, esclareceu dúvidas e respondeu a perguntas dos participantes.
A plataforma informa que existem cerca de 42 mil imigrantes de países africanos no Brasil, sendo a maioria proveniente de Angola, Senegal e Nigéria. Segundo Frederico, sua experiência ao chegar no Brasil para trabalhar foi dificultada pela falta de apoio e orientação. Por isso, juntou-se a um grupo de amigos para criar a “Vem Bumbar”, uma organização que visa conectar imigrantes africanos negros com empresas que valorizam o letramento racial, por meio de recrutamento, seleção e treinamento.
Durante o evento, as representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho explicaram o funcionamento da plataforma Emprega Diadema ao fundador da “Vem Bumbar”. O convite também foi estendido para que a equipe da agência visite o Processo Seletivo que acontece todas as quintas-feiras, de maneira a estudar como incluir condições para que a “Vem Bumbar” possa encaminhar seus candidatos para futuros processos seletivos.
Além disso, está sendo cogitada a possibilidade de um diálogo entre a “Vem Bumbar” e representantes da Educação e Cultura, baseado no Plano Municipal Decenal da Igualdade Racial. A intenção é estabelecer parcerias e intercâmbios com países africanos de língua portuguesa, assim como pensar em atividades de formação e apresentações culturais com artistas de Angola. A troca de experiências entre a agência e Diadema está apenas no início, e novas oportunidades de parceria estão sendo discutidas.