Ao todo, serão disponibilizadas 264.360 vagas em 127 instituições públicas de educação superior, abrangendo os níveis federal, estadual e municipal. A relação detalhada por instituição pode ser consultada no site do Ministério da Educação (MEC).
Para se inscrever no Sisu, os candidatos precisarão acessar o sistema com login e senha do portal do governo federal. Durante a inscrição, será necessário preencher um questionário socioeconômico e selecionar até duas opções de curso. É importante ressaltar que será permitido alterar as opções de escolha durante todo o período de inscrições, sendo considerada válida a última inscrição registrada no sistema.
A seleção dos estudantes será realizada com base na nota obtida na última edição do Enem, respeitando o limite de vagas oferecidas por curso e modalidade de concorrência, conforme as escolhas dos candidatos inscritos e seu perfil socioeconômico para a Lei de Cotas.
Diferentemente dos anos anteriores, o Sisu terá apenas uma edição em 2024, abrangendo os cursos com início previsto das aulas tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre.
A previsão do MEC é que o resultado da chamada regular dos inscritos no Sisu 2024 seja divulgado em 30 de janeiro. Após essa etapa, os selecionados terão até 7 de fevereiro para efetuar as matrículas nas respectivas instituições, apresentando a documentação necessária. Além disso, a lista de espera ficará ativa entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro.
No caso de dúvidas, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161, além do portal do Sisu no site do Ministério da Educação.
Dessa forma, os candidatos que buscam uma oportunidade no ensino superior público já podem se preparar para ingressar no Sisu e concorrer a uma das vagas oferecidas pelas instituições de ensino de todo o país.