A proposta surgiu de uma parceria entre os professores Fátima Rodrigues dos Santos, de Arte, e Renan Vilela Bertolin, de Química. Durante o planejamento, eles tiveram a ideia de criar uma tabela periódica atraente, que chamasse a atenção dos alunos e auxiliasse nos estudos. Segundo Bertolin, o desafio foi proposto aos estudantes do Ensino Médio com ênfase em Ciências Exatas e Engenharia, assim como aos do Ensino Médio com habilitação profissional em Marketing.
O docente também destaca o entusiasmo dos alunos com o projeto. Eles ficaram empolgados com a oportunidade de representar uma obra de arte e os elementos químicos ao mesmo tempo. Foram necessárias cerca de 20 aulas para a organização, planejamento e criação da tabela. A pintura ‘Noite Estrelada’ foi escolhida como fundo para o maior número de elementos, enquanto ‘Os Girassóis’ foi utilizada para hidrogênio, gases nobres, lantanídeos e actinídeos.
A iniciativa permitiu que os estudantes trabalhassem não apenas a arte, mas também a química em seu contexto histórico e estético. As duas áreas possuem linguagem e elementos próprios, e esse projeto possibilitou o desenvolvimento de conhecimento e habilidades de forma lúdica.
A tabela periódica criada pelos alunos está exposta no Laboratório de Ciências da Etec, onde todos podem apreciar a criatividade e o esforço dos estudantes. O projeto é uma forma inovadora de unir diferentes disciplinas e estimular o aprendizado de maneira dinâmica.
Uma iniciativa como essa demonstra a importância de estimular a criatividade e a interdisciplinaridade no ambiente escolar. A capacidade de conectar diferentes áreas do conhecimento é essencial para o desenvolvimento dos estudantes e para a formação de profissionais mais completos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo.