Chuvas fortes no Rio de Janeiro causam alagamentos, deslizamentos e queda de árvores, e prefeitura emite alerta à população

A cidade do Rio de Janeiro foi atingida por chuvas fortes na madrugada deste domingo (21), e quase todas as regiões foram afetadas. A cidade permaneceu no estágio 3 de alerta entre as 2h50 e as 9h25 de hoje. A prefeitura usa cinco níveis operacionais para medir alterações ou ocorrências que possam interferir na rotina da população. O estágio 3 indica certeza de impactos altos em pelo menos uma região, que provoquem reflexos relevantes.

O prefeito Eduardo Paes informou em um vídeo nas redes sociais que a chuva foi intensa e atingiu grande parte da cidade, mas a boa notícia é que ela passou rapidamente por muitos lugares. A zona norte foi uma das áreas mais afetadas, com alagamentos significativos. Entretanto, devido à rapidez da chuva, a água baixou relativamente rápido. Ele destacou o trabalho das equipes que estiveram na rua desde a madrugada para minimizar os impactos.

Os maiores acumulados de chuva no período de uma hora foram registrados nos bairros do Vidigal, Urca e Rocinha. Já no período de 12 horas, essas localidades tiveram acumulados ainda maiores. Alagamentos foram reportados em diversas regiões, enquanto quedas de árvores e deslizamentos de terra também foram registrados em algumas áreas.

A Defesa Civil acionou 85 sirenes em 54 comunidades devido ao acumulado pluviométrico elevado no período de uma hora. Nesse momento, todas as sirenes estão desativadas. O Alerta Rio, sistema meteorológico da prefeitura, informou que as condições de tempo são instáveis neste domingo. Uma frente fria se desloca pelo oceano, trazendo mais umidade para o município. A previsão é de chuva moderada nos períodos da tarde e da noite, e de ventos também moderados, ocasionalmente fortes.

O Centro de Operações do Rio emitiu recomendações para a população em caso de chuvas fortes. Algumas das orientações incluem evitar áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos, não forçar a passagem de veículos em áreas alagadas, evitar contato direto com postes ou equipamentos que possam estar energizados e o contato com a água de alagamentos. Também é recomendado verificar se há sinais de rachaduras na residência e acionar a Defesa Civil pelo número 199 em caso de emergência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo