SÃO PAULO – Defesa Civil do Estado alerta para fortes chuvas em São Paulo com possibilidade de grandes volumes acumulados para o final de semana.

Alerta para fortes chuvas em todo o Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), sobre a previsão de fortes chuvas que devem atingir todo o território paulista do dia 19 até o dia 21 deste mês. As regiões da Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Grande São Paulo são as que apresentam maior possibilidade de grandes volumes acumulados de chuva. A previsão é de que a chuva acumulada na Baixada Santista possa chegar a 200 mm, enquanto no Litoral Norte e Vale do Paraíba os registros devem ser de até 180 mm. Já na Grande São Paulo, a previsão é de até 150 mm a serem acumulados nos próximos dias.

A Defesa Civil também emitiu recomendações específicas para a população se proteger durante os temporais. Durante tempestades, é importante evitar áreas arborizadas devido ao risco de quedas de árvores e caso haja queda de raios, é recomendado procurar abrigo em edificações. Nas áreas alagadas com enxurradas, uma lâmina com 15 cm de profundidade pode arrastar pessoas e, a partir de 30 cm, já é capaz de levar um automóvel.

Além disso, os temporais podem provocar fortes rajadas de vento, com risco de queda de árvores e danos em construções quando as rajadas chegam a 75 km/h. Em situações mais críticas, os vendavais com velocidade a partir de 90 km/h podem arrancar árvores e provocar danos estruturais em construções. A população deve procurar abrigo seguro, evitar árvores ou coberturas metálicas frágeis, manter distância de janelas, vidros e objetos perfurantes, abandonar atividades com andaimes e encaixes metálicos, e evita se aproximar de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes e outras estruturas frágeis ao dirigir.

Os moradores de áreas de encosta precisam observar sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados e água lamacenta escorrendo pelo morro. Diante de qualquer um destes sinais, o local deve ser abandonado imediatamente. Em caso de um fio energizado cair sobre um veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e ligar para o serviço de emergência. Se o carro começar a pegar fogo, ele deve ser abandonado, mas existe um modo correto de sair, não tocar nas partes metálicas e pisar com os dois pés no chão, depois afastar-se dando pulos, sempre pisando os dois pés no chão ao mesmo tempo, até pelo menos 10 metros do local da queda do fio.

A Defesa Civil orienta a população a se manter informada por meios oficiais para receber informações atualizadas sobre as condições climáticas e possíveis alertas. Busque sempre os canais oficiais da Defesa Civil por meio dos canais oficiais da instituição. Com a previsão de grandes volumes de chuvas no final de semana, a população deve estar atenta e seguir as orientações da Defesa Civil para garantir a segurança e minimizar os riscos durante os temporais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo