Polícia Civil de SP prende cinco suspeitos de integrar quadrilha que aplicava golpes bancários por SMS em operação no Jabaquara.

A Polícia Civil de São Paulo desempenhou um trabalho bem-sucedido na quarta-feira (17), ao prender cinco suspeitos de participarem de uma quadrilha especializada em aplicar golpes por SMS. De acordo com as autoridades, o grupo atuava em um apartamento no bairro Jabaquara, na Zona Sul de São Paulo, onde montaram uma falsa central de atendimento para realizar golpes bancários.

Após uma investigação minuciosa, os policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) realizaram uma operação que resultou na apreensão de diversos itens, incluindo computadores, celulares, fones de ouvido com microfone, utilizados para realizar as ligações, além de uma moto e dois carros, um deles avaliado em R$ 250 mil.

A descoberta mais perturbadora foi a identificação de uma lista contendo informações detalhadas sobre possíveis alvos, incluindo renda pessoal, telefones, endereço e datas de nascimento. As autoridades concluíram que o principal alvo dos criminosos eram pessoas de baixa renda, o que torna a situação ainda mais grave.

Conforme as investigações, a quadrilha enviava mensagens via SMS com orientações que eram seguidas pelas vítimas, que, com medo de serem enganadas, forneciam dados que permitiam aos suspeitos invadirem suas contas bancárias e realizarem furtos.

Os cinco suspeitos detidos, sendo três homens e duas mulheres, enfrentam acusações de associação criminosa e furto qualificado mediante a utilização de dispositivo informático.

A operação resultou na contabilização de 13 detenções de operadores de centrais de golpes em 72 horas pela 5ª Delegacia Patrimônio de Investigações sobre Furtos e Roubos a Bancos. A eficácia da ação policial é um sinal positivo de que as autoridades estão atentas e agindo de forma proativa para combater crimes cibernéticos e proteger a população. A população pode se sentir mais segura com o desmantelamento desse tipo de organização criminosa e a prisão de seus integrantes. A Polícia Civil segue atenta e trabalhando para garantir a segurança de todos os cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo