Nas redes sociais, inúmeras queixas têm surgido, com candidatos expressando frustração por não conseguirem verificar seus resultados. Além disso, alguns estudantes sugeriram que o Inep deveria disponibilizar as notas por e-mail, como alternativa. A situação é tão problemática que, por volta das 13h desta terça, até mesmo a reportagem tentou acessar o site, sem sucesso algum.
Procurado para comentar a situação, o Inep não se pronunciou até o momento. No entanto, o espaço permanece aberto para eventuais esclarecimentos. Vale ressaltar que, ao liberar oficialmente o acesso dos candidatos para conferir seus resultados individuais na Página do Participante, o órgão, em conjunto com o Ministério da Educação, também divulgou um balanço geral sobre o Enem realizado em 2023.
Conforme dados fornecidos pelo instituto, 60 candidatos alcançaram a tão cobiçada nota máxima na redação, incluindo quatro alunos de escolas públicas localizadas nos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Tocantins. Em comparação com o ano anterior, em 2022, apenas 18 redações alcançaram a nota máxima.
Os testes do Enem foram realizados nas datas de 5 e 12 de novembro de 2023, na versão regular, e nos dias 12 e 13 de dezembro ocorreu a aplicação da versão PPL (para pessoas privadas de liberdade), juntamente com a reaplicação do exame para aqueles que perderam a data por motivos justificáveis.
Ao todo, mais de 3,9 milhões de inscrições foram realizadas para o exame, que representa não somente a principal porta de entrada para as universidades públicas e privadas do Brasil, mas também para mais de 50 instituições de ensino em Portugal e outros países. No entanto, é importante destacar que, do total de inscritos, 1,2 milhão de candidatos não compareceram para realizar as provas.