Repórter São Paulo – SP – Brasil

Projeto de lei prevê prioridade no Programa Minha Casa, Minha Vida para famílias com crianças com zika vírus ou microcefalia.

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, um projeto de lei que prevê prioridade de atendimento no Programa Minha Casa, Minha Vida para famílias que possuam dependentes que nasceram com a síndrome congênita do zika vírus ou com microcefalia.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Cleber Verde (MDB-MA), ao Projeto de Lei 4409/19, do ex-deputado Chico D’Angelo (RJ), e aos projetos apensados (PLs 5058/19 e 5262/19). O relator apresentou o substitutivo para unificar em um só texto o projeto original e os apensados.

Segundo o deputado Cleber Verde, apesar de já haver previsão para prioridade de atendimento às famílias que possuam pessoas com deficiência, é necessário ressaltar aquelas que possuem membros afetados pelo zika vírus, cuja consequência foi o nascimento de crianças com microcefalia.

A proposta insere a medida nas leis 11.977/09 e 14.620/23, que tratam do Programa Minha Casa, Minha Vida e já conferem prioridade de atendimento às famílias que possuam pessoas com deficiência.

O projeto agora será analisado pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

O relatório foi elaborado pelo deputado Cleber Verde, que destacou a importância de dar atenção específica a famílias cujos membros foram afetados pela epidemia de zika vírus, e cuja consequência foi o nascimento de crianças com microcefalia.

Essa medida visa garantir que essas famílias tenham prioridade de atendimento no Programa Minha Casa, Minha Vida, visando a proporcionar condições dignas de moradia para essas pessoas.

Agora, o projeto segue para novas etapas de análise e tramitação na Câmara dos Deputados, com o objetivo de garantir que essa proposta se torne lei e que as famílias afetadas pela síndrome congênita do zika vírus ou com microcefalia possam ter acesso prioritário ao Programa Minha Casa, Minha Vida.

Sair da versão mobile