Os dados apontam que o hemograma foi o exame mais realizado, com mais de 500 mil procedimentos registrados no período. Além disso, testes de creatina, ureia, potássio e sódio completam a lista dos cinco mais solicitados, todos com mais de 300 mil resultados.
O laboratório também realiza outros tipos de exames, incluindo coletas de urina e medições de taxas de colesterol e de enzimas como TGP e TGO. Ao longo do ano, mais de 200 mil testes de Proteína C Reativa (PCR), responsável pela detecção de inflamações, foram realizados.
Além das análises clínicas, o laboratório registrou quase 80 mil exames patológicos em 2023. Nesse tipo de teste, são retiradas amostras do tecido do paciente, o que permite a identificação de doenças como o câncer. Foram mais de 50 mil testes de Papanicolau e outras 20 mil biópsias realizadas no período.
Inaugurado em 1997 para atender a área de Oncologia do Ambulatório da FMABC, o Laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário FMABC expandiu seus atendimentos e se tornou uma referência regional na realização de exames, permitindo diagnósticos e monitoramento de doenças.
O laboratório também se destaca pelo extenso trabalho na área de pesquisa e desenvolvimento de métodos inovadores. Durante a pandemia de Covid-19, o órgão foi responsável pelo sequenciamento genético das variantes da doença, identificando novas linhagens do vírus e contribuindo para a elaboração de estratégias eficientes para conter o avanço da doença.
Fernando Fonseca, coordenador do Laboratório de Análises Clínicas e vice-reitor do Centro Universitário FMABC, ressaltou a importância do trabalho realizado. Segundo ele, os números indicam o foco na qualidade e dedicação dos colaboradores, oferecendo condições para que os exames sejam realizados de maneira eficiente. Fonseca destacou ainda que o Laboratório é fundamental para o sistema de saúde do Grande ABC.
O levantamento divulgado pelo Laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário FMABC reforça a importância dessa instituição na realização de exames e diagnósticos, além de seu papel fundamental no monitoramento da saúde da população. Através de seu trabalho de pesquisa e desenvolvimento, o laboratório tem contribuído significativamente para a compreensão e enfrentamento de importantes questões de saúde pública, como a pandemia de Covid-19. A instituição se destaca como uma referência na região, consolidando-se como um importante pilar do sistema de saúde do Grande ABC.