Desigualdade de Gênero na Academia: Pesquisadoras têm avaliações negativas devido à maternidade, revela matéria da Folha.

O debate sobre a desigualdade de gênero na academia tem ganhado destaque nos últimos tempos, especialmente devido a uma série de casos envolvendo pesquisadoras que tiveram questões relacionadas à maternidade utilizadas como justificativa para avaliações negativas de sua produção científica.

Recentemente, a Folha de São Paulo trouxe à tona mais uma história que ilustra esse problema. Trata-se do caso da professora de estatística da USP de São Carlos, Cibele Russo, que teve sua bolsa de produtividade negada pelo CNPq. O parecer emitido pelo órgão citava as licenças-maternidade como explicação para o “pequeno número de alunos formados” por ela durante o período avaliado.

Esses casos evidenciam um cenário de dificuldade para as mulheres na academia, o que é corroborado por um levantamento do movimento Parent in Science. Segundo a pesquisa, as mulheres representam apenas 35% dos bolsistas por produtividade no CNPq, um patamar que se mantém inalterado há duas décadas.

Diante da repercussão desses eventos, o CNPq decidiu tornar obrigatória a extensão do prazo de avaliação de projetos de pesquisadoras que são mães, buscando assim mitigar as conseqüências negativas que a maternidade pode ter em suas carreiras acadêmicas.

Para discutir mais a fundo a questão da desigualdade de gênero na academia, na ciência e no mercado de trabalho, o programa de áudio Café da Manhã contou a história de Cibele Russo e ouviu a jornalista Victoria Damasceno, editora da iniciativa Todas. O episódio está disponível no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha, especializado em música, podcast e vídeo.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, e apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Raphael Concli. A discussão sobre a desigualdade de gênero na academia é essencial para a construção de um ambiente acadêmico mais justo e inclusivo.

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