O evento, realizado em um modelo híbrido pelo Symbiosis Centre for Management Studies de Pune, na Índia, selecionou 33 trabalhos relevantes entre diversos temas. Além do destaque dos alunos da Fatec, também foram apresentados projetos de outras instituições, como “Conectando tradições e inovação: o auxílio da tecnologia da informação na preservação da Cultura Indígena Brasileira” e “Earth Timer: proposta de aplicação digital” da Fatec Itaquaquecetuba, e o projeto “Estudo de caso sobre falta de água no Nordeste do Brasil” da Fatec Pompeia.
Segundo Flávia Valle, a metodologia estatística de PCA permitiu agrupar um grande volume de dados em componentes principais, o que facilitou a interpretação e o gerenciamento dos dados para a tomada de decisão. Com o reconhecimento no conclave, os artigos selecionados serão publicados no Annual Research Journal of SCMS, em 2024, proporcionando uma oportunidade de apresentar a pesquisa em escala mundial.
A aluna Thalita Routh destacou a relevância da Índia em matemática e computação, ressaltando que o país ajudou a história do mundo com a criação de conceitos importantes e avançou na matemática com a produção de diversas ferramentas. O professor Alexandre Garcia de Oliveira comemorou o sucesso dos alunos, afirmando que o trabalho foi feito na disciplina de álgebra linear e que os alunos aplicaram o conhecimento nesse projeto vencedor, o que gerou uma bela surpresa.
Eventos como o Students’ Research Conclave são importantes para promover o pensamento crítico e habilidades analíticas entre estudantes de diversos países, proporcionando uma oportunidade única de compartilhamento de conhecimento e reconhecimento de trabalhos relevantes produzidos em diferentes partes do mundo. A participação dos alunos da Fatec Rubens Lara e de outras instituições brasileiras mostra o potencial e a qualidade das pesquisas desenvolvidas no país, gerando reconhecimento e visibilidade internacional para os projetos realizados.