As chuvas também causaram transtornos em municípios da região metropolitana e resultaram em mortes no estado. O Centro de Operações Rio (COR) anunciou a liberação total do trânsito na Avenida Brasil, mas reiterou o pedido para que as pessoas evitassem deslocamentos pela cidade, já que o Rio entrou no estágio 4 do monitoramento de riscos, indicando a necessidade de permanecer em locais seguros.
Além da interdição da Avenida Brasil, os alagamentos também afetaram o transporte público, com o fechamento de estações de trem e metrô. O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, na zona norte, ficou sem energia devido às chuvas, inundando o subsolo da unidade de saúde.
Os impactos das chuvas também levaram à suspensão de concursos públicos. A Prefeitura do Rio adiou as provas dos processos seletivos Acadêmico Bolsista e Projeto Acolher, que estavam agendadas para o domingo, devido às condições climáticas. Novas datas para realização das provas devem ser divulgadas em breve.
É importante ressaltar a gravidade das chuvas e os sérios impactos que elas causaram na cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana. A população deve seguir as orientações das autoridades locais e permanecer em locais seguros, evitando deslocamentos desnecessários e áreas alagadas.