No meio-oeste, em Iowa, as temperaturas caíram para -17°C, com sensação térmica de até -42°C em algumas áreas devido ao vento gelado. A neve tornou as principais vias da capital do Estado, Des Moines, intransitáveis, levando a Patrulha Estadual de Iowa a atender a 535 chamadas de motoristas e registrar 86 acidentes, nenhum fatal.
Já no nordeste, a tempestade recorde de água causou inundações no Estado do Maine, enquanto em Nova York, Nova Jersey e Connecticut, a chuva também gerou transtornos, interditando partes da avenida Henry Hudson Parkway.
No sul, as baixas temperaturas também geraram alertas, com previsões de -31°C em Oaklahoma e -12°C no Texas. No oeste dos Estados Unidos, tempestades de inverno, baixas temperaturas e neve preocuparam os moradores de Wyoming, Oregon, norte da Califórnia, Colorado, Nevada, Utah e Alasca.
A situação energética também foi afetada, com falta de energia elétrica na região dos grandes lagos e interrupção do fornecimento em áreas do nordeste. Ao todo, mais de 1,2 mil voos foram cancelados, e 4,3 mil decolaram com atraso, conforme o site de rastreamento FlightAware.
Além do impacto climático, a situação afetou também a preparação para as prévias eleitorais de Iowa, evento tradicional que marca o início da campanha presidencial nos Estados Unidos. Candidatos à presidência republicanos tiveram que cancelar muitos eventos na sexta-feira devido ao clima e retomaram as atividades de campanha no sábado, em Iowa.
Além disso, um jogo da NFL, entre o Buffalo Bills e o Pittsburgh Steelers, foi adiado devido à previsão de uma tempestade de inverno potencialmente perigosa na região de Buffalo, com previsão de 60 centímetros de neve e fortes rajadas de vento.
Em meio a todas essas adversidades, a população norte-americana enfrentou um final de semana desafiador, com impactos em diversas áreas de suas vidas. E, diante do cenário político, a atenção se volta às prévias eleitorais e à definição dos candidatos que disputarão a presidência dos Estados Unidos.