O ato, publicado em edição extra do Diário Oficial do DF, determina que os órgãos convocados devem disponibilizar veículos, equipamentos, maquinários e insumos sempre que necessário. Além disso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social tem a responsabilidade de prestar assistência a pessoas em vulnerabilidade social durante o período das chuvas.
As regiões administrativas do Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Sobradinho II, São Sebastião, Jardim Botânico, Estrutural/Scia, SIA, Sol Nascente/Pôr do Sol, Ceilândia, Fercal, Arniqueira e Itapoã foram as áreas mais impactadas pelas chuvas em janeiro na capital federal. Um dos locais mais afetados é a Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, a cerca de 15 quilômetros da Esplanada dos Ministérios. Desde o início do ano, diversas casas na região foram afetadas pelo transbordamento do córrego Riacho Fundo, que leva água ao Lago Paranoá.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para Brasília é de céu nublado, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Neste sábado, a temperatura varia entre 20°C e 28°C, enquanto no domingo a mínima será de 19°C e a máxima de 28°C.
O GDF destacou a importância da população se manter em alerta durante esse período e seguir as orientações das autoridades para garantir a segurança de todos. Ações preventivas e de apoio às famílias afetadas pelas chuvas também estão sendo realizadas, reforçando o compromisso do governo em minimizar os impactos das adversidades climáticas.